segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ação articulada discute região





O Fórum de Desenvolvimento Rural do Piemonte da Borborema, Território articulado pelo SEDUP, nestes primeiros meses do ano promoveu e participou de vários eventos.

Realizamos nosso primeiro encontro do ano em Bananeiras para discutir o regimento interno e planejamento para o ano, no dia 24 de fevereiro em Pirpirituba tivemos a nossa plenária de aprovação deste regimento e das ações para 2011.Participamos no dia 28 de fevereiro do Salão territorial em João Pessoa, onde firmamos um acordo com o Governo do estado de apoio aos territórios rurais da Paraíba.

Realizamos também dois seminários de capacitação sobre o PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar, facilitados pela EMATER e MDA- Ministério de Desenvolvimento Agrário. E uma oficina sobre o SICONV- Sistema de Convênios do governo Federal.

No último dia 30 de março o nosso terceiro encontro em Alagoinha que trouxe o Ministério de Desenvolvimento agrário para discutir as políticas púbicas do Governo Federal para os territórios rurais e os agricultores familiares.

Formação sobre Projetos Sociais


O Fórum das Entidades Populares e Movimentos Sociais de Guarabira relaizou, neste dia 15 de abril, a terceira etapa da Oficina de Elaboração de Pequenos Projetos Sociais para representantes das entidades do Fórum e convidados. Essa atividade é uma antiga proposta do Fórum que agora está sendo possível de ser realizada graças a um pequeno projeto apoiado pela Coordendoria Ecumênica de Serviços (CESE). A Cese é uma organização brasileira, com sede em Salvador, Bahia, que apoia iniciativas de entidades populares em todo o Brasil.

No próximo dia 29 o programa de oficinas será concluido com sua quarta e última etapa. A idéia é que algumas das entidades presentes possam levar o aprendizado para prática e concluir essa formação com uma pequena proposta de projeto elaborada e praticamente pronta para ser enviada a fontes de financiamento. As oficinas tem acontecido de forma intinerante nos espaços das próprias entidades. Luciel Araújo de Oliveira tem sido o ministrante das oficinas que vem contando com a participação de representantes da Fraternidade Cristã de Deficientes (FCD); Movimento de Adolescentes e Crianças (Mac); Grupos de Amigos Jovens em Ação (Gaja); Interact de Guarabira; Pastoral Carcerária; Fórum de Juventude de Guarabira (FJG); Sindicato dos Servidores Municipais (Sinservm), todas instituições integrantes do Fórum das Entidades. Também tem participado dessa formação, como convidado, um representante de uma associação que está em processo de formação na cidade de Cuitegí.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Comissão de Pirpirituba se reune para planejar atividades





Nessa quinta-feira, dia 14 de abril, a comissão de entidades populares de Pirpirituba se reuniu para planejar atividades conjuntas neste município.

Antes de realizarem o planejamento propriamente dito, os participantes tiveram a oportunidade de debater sobre o significado da participação, os seus avanços e as suas dificuldades, o que contribuiu para esclarecer algumas dúvidas e reforçar o ideal de buscar igualdade e justiça da ação social das entidades.

O próximo encontro está previsto para acontecer no dia 12 de maio quando será realizada uma formação sobre participação na gestão pública local, e em especial no poder legislativo.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Fórum dos Assentados planeja ações para 2011



A coordenação do Fórum dos Assentados se reuniu nessa segunda-feira (11/04) para planejar atividades as principais atividades a serem desenvolvidas em 2011. A expectativa da coordenação é de que nesse primeiro momento sejam realizadas visitas as associações dos assentamentos para animar e rearticular os assentados para a participação nesse espaço do Fórum. Posteriormente, será realizado um grande evento de formação que pretende pautar a questão do endividamento e da regularização dos lotes para as famílias dos assentamentos. Além disso será realizada uma visita ao Incra para reivindicar algumas demandas pendentes dos assentados. Um encaminhamento importante para dinamizar essas ações é a retomada dos trabalhos da comissão de projetos desse Fórum, que pretende discutir, ainda nesse semestre, uma proposta de trabalho para ser financiada.

Jovens de Sapé e Pilões trocam experiências




O mês de março foi marcado por eventos muito importantes para a juventude da região. Entre eles, destacamos o intercâmbio dos jovens do Assentamento de São Francisco do Fórum de juventude de Pilões com os jovens do grupo Saperê.
Essa foi mais uma atividade apoiada pelo Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens Atores/Kellogg gerenciado pela Associação Serviço de Educação Popular-Sedup.
Foi um grande momento de socialização e lazer onde os jovens puderam debater seus avanços e dificuldades, além de um momento para curtir uma linda apresentação desse grupo.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

CMAS fiscaliza o Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil – PETI de Guarabira






No dia 31 de março do corrente, os representantes do Conselho Municipal de Assistência Social realizou visitas de fiscalização nas três unidades do PETI de Guarabira.
A primeira visita de fiscalização foi na Unidade II que fica localizada na Associação de Moradores da Santa Isabel no bairro do Nordeste I.Conversamos com as 14 crianças e adolescentes sobre as condições de funcionamentos das atividades educativas desenvolvidas pelos educadores(as) do PETI. A segunda foi a unidade I do PETI que fica localizada no Bairro São José, e as reclamações e reivindicações das Crianças e Adolescentes continuam. A última visita foi na unidade III do PETI que fica localizada no Conjunto do Mutirão onde foram detectados também vários problemas.
Atualmente, o valor total repassado pelo Fundo Municipal de Assistência Social é de 11.500,00 mensal para atender o programa.
Portanto, concluimos que a realidade dos PETI's de Guarabira não condiz com o que a prefeitura apresenta como resultado segundo os relatos são das crianças e dos adolescentes, que fizemos questão de escutar e observar.